sábado, 15 de março de 2008

Au! Au!

Costumo rir ao dirigir. Em pleno horário de "rush", escuto um programa esportivo na radio e fico rindo ao volante, bem ao estilo hiena africana. Não ligo muito para o que as pessoas, nos carros aos lados parados, pensam ou deixam de pensar ao me verem... Rindo a toa. E ultimamente mais e mais pessoas tem ficado paradas ai por perto. E não é à olhar espantosamente para minha cara, rindo.
Esses dias, voltando eu rindo feito hiena, parei um pouco antes do que o costume na Marechal Floriano Peixoto. No sentido à vila Hauer - neste horário do programa engraçado - a quantidade de carros aumenta dia após dia. Será que estamos chegando aos 6 milhões de automóveis, feito a metrópole paulistana? Que a quantidade de carros aumenta isto é bem uma verdade, mas o prefeito decidiu reformar o viaduto da Marechal.

Talvez você se pergunte se eu não teria confundido a Linha Verde com a antiga reforma do viaduto. Eu explico. Há algum tempo o viaduto sobre a antiga BR-116 sofreu algumas obras que visavam sua reforma. Para ser honesto, entendo muito bem de esportes para dizer quão eficaz a reforma foi: uma pintura aqui, uma recapagem - mal feita diga-se de passagem - ali, meses de transtorno sem aparecer uma alma viva para continuar a obra. Mas finalmente a obra terminou: alívio para o trânsito.

Máquinas. Trabalhadores. Escavações.

A Linha Verde (transformação da BR em avenida, cheia de sinaleiros) finalmente inicia-se. Fim do alívio para os motoristas que durou... Bom, na verdade não durou. Mas pelo menos o viaduto foi reformado. Alguns milhares de reais gastos e uma nova pintura vermelha das laterais. O que parece é que não contavam com as chuvas!

Na última semana o viaduto literalmente desabou. A pista esquerda de quem vai do centro ao bairro cedeu impossibilitando a passagem por aquela área. O que mais é intrigante é o fato de o viaduto ter sido reformado, lembram-se? Se o viaduto foi reformado, ele não deveria ter suportado a chuva e o fluxo de veículos em horário de pico? É óbvio que após um fato desses algumas perguntas ficam no ar:

Qual foi o objetivo de se reformar o viaduto?
Cerca de 30 anos tem esta construção e esta é a primeira reforma. A estrutura também precisa de manutenção e o asfalto já estava esburacado e ruim. Mas uma pista caiu e o asfalto continua ruim.

Outras obras na cidade vêm acontecendo.A qualidade é a mesma?
Vê-se concreto em canaletas, novos binários, trincheiras! Será que algum dia uma destas trincheiras vai cair no teto do meu carro?

Obras são necessárias. Todas agora?
Não sou contra propaganda pessoal, principalmente de político, desde que não interfira na minha vida. Se eu levava cerca de 20 minutos para chegar ao centro em horário de pico antes das obras, hoje levo 50! Meu alívio é a certeza que após as eleições, a vida vai melhorar. Quem sabe no próximo mandato continuemos com as obras - que sim, vão melhorar o trânsito num futuro próximo - porém bem planejadas.

Dinheiro.
Obras da qualidade do viaduto da Marechal... Dinheiro gasto... Conclusões tiradas por cada um de nós, guardadas ou exibidas a maneira que cada um queira.


E nesta situação toda, sobra para o bom e velho animal de pelos e rabo que abana quando o dono chega. Desta, ao que parece, não temos como fugir. Cachorros! No máximo latir.


2 comentários:

Lomyne disse...

É ano de eleição, pode comprar um pacote de ração bem grande, porque vai levar uma vida de cão no trânsito até julho. Depois de agosto melhora.

Respondi seu comentário pra mim, lá mesmo no meu blog. ;-)

Lomyne disse...

blog de dieta? rsrs...